Coina

Coina pode referir-se à cidade romana Equabona ou ao rio Coina. O topónimo Coina está relacionado com a cidade romana Equabona /Abona junto ao rio Coina na península da Arrábida e com o topónimo Foros da Catrapona. Os especialistas não consideram a forma "abona" na formação do topónimo Equabona mas a forma reduzida "bona" omitindo o "a" inicial como um possível pleonasmo do latim aqua por desconhecimento da divindade Abora. Com o paradigma Aborabi considera-se a hipótese do r passar a n por rotacismo Abora>Abona como na albanês em vura vs. vuna (verbo pôr).

Considerando a hipotese de abona ser um pleonasmo do latim aqua  portanto aqua=abona com o significado de água, nascente, fonte, curso de água, rio, mar encontra-se na formação de muitos topónimos compostos com  Boa e Bom:
Ribeira de Aboa (Portugal, Bragança)
Fonte Boa (nome da fonte e de localidades)
Ribeira da Fonte Boa;
Ribeira da Boa Agua;
Vila Boa;
Cabeça Boa;
Vale Boa;
Boa Aldeia
Rio Bom
Barranco do Vale Bom
Ribeira de Vale Bom
Vale Bom
Nabão / Tomar
Nabona afluente do rio Gállego  Gárate Arriola, Justo (1974) Una clave para la Hidronimia Pirenáica    [Artículo de revista] Fontes Linguae Vasconum, no 17 pags. 211-240    Pamplona Gobierno de Navarra. Institución Príncipe de Viana,

 Estes topónimos  tem origem em Abora e não no adjectivo bom e boa tal como acontece com o hidrónimo Dobra (Kupa) rio na republica croata com o significado de boa e origem no celta dubrum dubrom com o significado de água.

Abona deu origem a afon rio em galês. Também existem topónimos Abona


nas formas de boa, bom, tanto em nomes de localidades como de cursos de água e de fontes:




Abona Albona Arbona Aubonne

 Lusitano - língua PIE mais antigo

 The Neolithic Discontinuity Paradigm for theOrigin of European Languages1 *

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Catrapona