Évora


Com fundamento em: estudos genéticos, na divindade Abora (Ibru), na divindade celtibera Eburo e no paradigma Celtic from the west admitimos a hipotese de  Évora (Abora) e Arrábida (Arabi)  serem os topónimos mais antigos da península Ibérica. Vamos testar essa hipótese com o estudo e análise de topónimos.

O topónimo Abora

A figura abaixo mostra-nos  a localização de topónimos Abora a partir da base de dados de nomes geográficos www.geonames.org.



O  rio Khabur, em latim Abora, afluente do rio Eufrates e outro rio Khabur afluente do rio Tigres estão situados na região a que os arqueólogos designam por crescente fértil onde surgiu pela primeira vez a agricultura há mais de 11 mil anos. Sabendo que os nomes dos rios são os mais conservadores então a hipótese dos topónimos indicados na figura estarem relacionados através de migrações pré-históricas não é de excluir.


 O Megalítismo

 A figura abaixo mostra a localização de alguns hidrónimos cognatos de Abora e possivelmente relacionados com o megalítismo. Verifica-se que os nomes de afluentes do rio Tejo junto da foz repetem-se no interior da península.

 Na península ibérica o megalítismo teve o expoente máximo com a construção do cromeleque dos Almendres na região conhecida por mesopotânia Ibérica no distrito de Évora e a partir de onde encontramos cognatos de Abora, por exemplo:
 Amora, antigo nome do rio Sorraia e da vila de Mora junto da ribeira do Raia e do  antigo nome do rio Ancora no Minho,
 (D)ivor em Évora e Ibor em Espanha, Ovar, Ofir
Na foz do rio Tejo também temos o rio  (J)amor que repete-se em Portugal e em Espanha,
 No sul da península o nome  antigo rio Ibero (Rio Tinto) no reino de Tartessos origem dos Iberos também se repete no rio Ebro (latim Ibero e em árabe Ibru) na Catalunha.

Estes topónimos validam a hipótese da origem de Évora estar relacionada não com invasões celtas mas uma origem mais antiga nas primeiras migrações com origem na Anatólia.

No próximo post iremos estudar os topónimos Arrábida,  Arabi  e Albir.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Catrapona

Coina